sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A escola tem que ensinar a viver


Daqui alguns dias começam as aulas do Ensino Público no município de Cruz/Ce, e antes que comece convido os colegas professores, diretores, coordenadores escolares e pais de alunos,para fazerem uma reflexão, sobre o que a escola deve ensinar aos seus alunos. Apresento aqui um texto do professor de Educação Física do Instituto Esporte e Educação, professor João Batista Freire,
"Crianças não podem ser educadas para ter nojo e medo de tudo. “Não gosto disso, não gosto daquilo, não gosto de nada”. “Tenho medo disto, tenho medo daquilo, tenho medo de tudo”. “Meu filho não pisa descalço no chão, meu filho não sobe em árvore, meu filho não pega friagem, meu filho não pode fazer nada”. E se a criança cai na aula de Educação Física e arranha o joelho, tome processo em cima do professor. E como poderia fazer bem cair de vez em quando, ralar o joelho, jogar bola descalço, correr, suar, sujar as mãos! São demais os ingredientes que solapam a coragem, essa virtude tão necessária à vida. Alguma rudeza faz bem. E a escola, como sempre, cede às neuroses dos pais e da sociedade; tudo é proibido, tudo em nome de não perder “clientes”. O valor do trabalho, o valor da coragem, a alegria espontânea, algum risco, o valor da generosidade, o valor da humildade, o valor da temperança! De que adianta tirar dez em Matemática e zero na Vida? Que bem faz ter medo de tudo até desenvolver uma síndrome do pânico? A escola tem que ensinar a viver, não importa qual seja a disciplina, o objetivo maior deve ser ensinar a viver. O valor da vida tem que estar embutido nas operações algébricas, nas trocas químicas, na gramática, nos acontecimentos históricos, nos segredos da Física. Resumindo: a frescura não pode ser o referencial da educação."


Um comentário:

Agora é com você. Você concorda? Diga aí o que achou desta postagem?